Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados por atividades humanas sejam provenientes da Construção Civil. Isso requer uma total reavaliação dos padrões de consumo e das edificações desde a sua concepção, decoração e organização dos espaços pós-obra, em um esforço coletivo entre profissionais e sociedade para tornar a Construção sustentável um hábito.

Por isso, selecionamos 6 Dicas para uma Construção Sustentável, para sua obra manter a harmonia com o Meio Ambiente:

1 – Contrate Profissionais com Preocupação Ambiental

construção-sustentável-2

Engenheiros e Arquitetos podem auxiliar na escolha do terreno da sua Construção, evitando grandes modificações na topografia durante a Obra, e na criação um Projeto que favoreça o melhor aproveitamento de materiais, ventilação, água, disposição final do esgoto, entre muitos outros benefícios.

2 – Evite impermeabilizar todo o terreno

A infiltração da água no solo evita erosão, desmoronamentos e enchentes. Além disso, o solo com vegetação previne formação de ilhas de calor.

3 – Economize água

Reaproveitamento de água utilizada em serviços domésticos, bem como da água pluvial, representam um significativo ganho para a natureza e são um dos principais pontos a serem observados na Construção Sustentável.

4 – Priorize materiais pouco poluentes

Busque informações sobre materiais e seu impacto ambiental. Dê preferência aos mais duráveis, obtidos através de reaproveitamento e/ou com baixo impacto ecológico.

5 – Fuja de demolições

construção-sustentável-3

Pense que eventualmente você poderá mudar os usos dos espaços. Então, recorra a ambientes flexíveis, que impeçam futura geração de entulhos.

6 – Preocupação social

A Construção Sustentável trata-se de práticas responsáveis dentro da cadeia de negócios e atividades envolvendo funcionários na Obra, fornecedores e a sociedade em geral visa a melhoria contínua na qualidade de vida para todos. Lembre-se de que a aprovação dos projetos junto aos órgãos legais, além de evitar dores de cabeça futuras, é um importante ato de cidadania.

É importante lembrar que, após a Construção, a organização dos espaços contribui significativamente para o consumo consciente.  Compre somente o necessário e mantenha apenas objetos e pertences que façam sua vida melhor e mais feliz.

Autora

Ana Paula Begrow é arquiteta e urbanista formada pela UFSC em 2010 e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG. Também possui certificação pela OZ! Organize como Personal Organizer.  É professora e trabalha com projetos de arquitetura e organização no escritório Ímpar Arquitetura, Engenharia & Organização. Acesse seu siteInstagram e página do Facebook.

 

Fonte: https://www.weg.net/tomadas/blog/sustentabilidade/5-dicas-para-uma-construcao-sustentavel/