Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PORCELANATOS
Percorrendo as lojas de materiais de construção é fácil encontrar à venda porcelanatos de tamanhos, cores e texturas diferentes. Tem até aqueles que reproduzem o visual de outros materiais.
De fato, essas peças são bastante versáteis, podendo ser consideradas para cobrir superfícies de áreas internas e externas, secas ou molhadas, tanto faz. Basta escolher o tipo certo e ele, certamente, se adequará bem ao local decorado.
Roberto Migotto ( Viva Decora )
De um modo geral, todos os porcelanatos têm características muito positivas, que são refletidas diretamente no acabamento de edificações. Fora a beleza refinada e elegância, essas peças são bem resistentes, duráveis, fáceis de limpar e de sofrer manutenção.
Elas têm junta e absorção de água quase próximas à zero. Mas, precisam de argamassa e mão-de-obra especial para o assentamento.
Apesar de tudo, o porcelanato não é o tipo de revestimento para se usar em qualquer cômodo da casa. Seu acabamento é bastante delicado, havendo grandes chances de ser quebrado, arranhado, lascado e manchado.
Ademais, pode ser escorregadio, causar ruídos altos e deixar os cômodos frios – sendo péssimo para lares com crianças e idosos. E com o tempo, ainda passar a perder gradualmente o brilho.
Resumindo, a decisão por escolher ou não porcelanatos para revestir os ambientes fica por conta e risco do proprietário do imóvel. Claro que a opinião de um profissional especializado da área de construção e reforma, como um arquiteto, deve ajudar muito. Eem alguns casos ser até fundamental para a decisão final da pessoa. Lembrando que, por melhor que seja a fabricação, esse material pode não satisfazer qualquer público.
Actual Design e Ingrid Rosien Nichols
QUAIS AS VARIAÇÕES DE MODELOS MAIS COMUNS DESSE REVESTIMENTO
Antes de comprar porcelanatos para revestir a casa, é importante a pessoa tomar conhecimento das variações desse material. Isso porque o modelo de peça escolhido pode tanto valorizar quanto desvalorizar a arquitetura e o design dos ambientes decorados. Dito isso, podem-se destacar quatro tipo principais, natural, rústico, polido e acetinado.
Caroline Zamboni ( Viva Decora )
O porcelanato natural possui uma superfície polida, mas sem brilho, que dá mais certo em varandas ou outras áreas abertas. O rústico é muito mais áspero, com relevos e outras imperfeições, o que evita qualquer escorrega.
Já os polidos parecem esmaltados e só podem ser usados em cômodos internos. E ainda têm os acetinados – que são os mais vendidos -, lisos ao extremo, ótimos para áreas internas ou externas.
Marília Veiga e Bordin & Soares
COMO ESCOLHER O MODELO DE PORCELANATO IDEAL PARA CASA
A primeira coisa que deve ser ressaltado é que todo porcelanato escolhido tem que ser adequadamente bem combinando com o ambiente decorado no qual se destina. Mas, em verdade, é quase impossível deixar feio um espaço revestido neste material.
Só que escolher um modelo ideal é tarefa difícil até para os decoradores – que devem precisam levar em consideração também os gostos das pessoas e a arquitetura local.
Tem porcelanatos que, em relação ao seu custo, estética e durabilidade, não compensam o investimento. Mas, se a pessoa ainda fizer muita questão do material em sua casa, pode exigir peças com detalhes mais específicos. Tipo, para ambientes de áreas abertas, o melhor porcelanato é aquele com design rústico, antiderrapante. Já para áreas internas, como sala e quartos, é sem restrições – afinal a arte de decorar não pode ter limites.
Obviamente, existe uma peça certa de porcelanato para cada ambiente – isso inclui cores, texturas e mais. Mas, somente uma deve atender melhor seu gosto e necessidade.
Reveja as imagens e use como fonte de inspiração para compor os ambientes de seu imóvel.
Estas dicas de decoração com porcelanato foram criadas pela equipe Viva Decora.
font: http://www.almocodesexta.com.br/como-usar-porcelanatos-em-diversos-ambientes-da-casa/